Helena Gentili

LIGHTING DESIGN

HMG Stone Gallery – Bangalore (INDIA)

A HMG Stones inaugurou a primeira galeria internacional de pedra e curadoria da Índia em Bangalore em março de 2018. A galeria de pedra exclusiva foi projetada por um escritório italiano de design e arquitetura, o Studio Milani, e está espalhada por 600 metros quadrados. A galeria estabeleceu um novo marco na indústria de pedra em todo o país. A empresa passou recentemente por um rebranding para ficar em sintonia com a visão de criar uma experiência de varejo de pedra superior em toda a linha, onde a experiência de iluminação foi fundamental para aprimorar o conceito desenvolvido pelos designers e se tornar um elo entre a marca HMG e sua nova arquitetura de tendências.

A abordagem das soluções de iluminação tem sido a de rever a importância das referências culturais e geográficas para o desenvolvimento de um projeto luminotécnico num mundo globalizado onde mais do que nunca as colaborações entre arquitectos, designers e fornecedores internacionais se expandiram para além das fronteiras do país e da HMG O projeto store é um exemplo para ilustrar essa cooperação multidisciplinar e cultural.

A linguagem de design de interiores da galeria é inspirada no casco de uma tartaruga. Luz, vidro e madeira acompanham as pedras do showroom, mas nada tira a beleza natural do mármore, granito, ônix e outras pedras do mundo todo. Portanto, os desafios de iluminação ao longo deste exemplo de design colaborativo foram muitos devido às propriedades da diversidade de pedras na galeria, por exemplo, mas também às solicitações de clientes e arquitetos para melhorar a experiência de compra e o controle de brilho entre a luz do dia e iluminação artificial para este espaço e região específicos.

O projeto de iluminação, neste caso, adotou a abordagem de um museu, mais do que um mero espaço de varejo. Cada expositor de pedra foi estudado para ser iluminado, a fim de preservar as qualidades da pedra e manter um impacto visual mínimo. Neste caso, a melhor opção foi a utilização de sistemas de retroiluminação através de perfis luminosos para iluminar os expositores das pedras. Por isso, foram feitas e estudadas maquetes para calibrar a distância correta e a distribuição luminosa adequada do fluxo luminoso para uma iluminação mais uniforme em toda a extensão dos displays e uma manutenção mais eficiente.

Outro elemento especial para distinguir o showroom HMG Stones do ponto de vista do design de iluminação é o desenvolvimento de luminárias exclusivas que foram desenvolvidas para atender à inspiração do conceito do arquiteto. Os perfis de iluminação foram personalizados para reproduzir o padrão do piso também no teto, proporcionando níveis de iluminação suficientes e bem equilibrados para as áreas de trabalho que foram críticas para o sucesso do projeto. Isso só foi possível porque houve uma estreita colaboração entre os diferentes profissionais: arquitetos, designers de interiores, designer de iluminação e fabricante de iluminação desde o início para um melhor resultado e execução do projeto.

MAIS
%d blogueiros gostam disto: